O Perigo por detrás das Imagens
A internet nos oferece a falsa sensação de que tudo pode, tudo é de todos, tudo nos pertence... Mas não é bem assim. Existem muitas coisas que são privadas na internet, dentre elas, imagens. E existem pessoas que nem sabiam disso! E é para essas pessoas que o post de hoje se direciona.
*************************************************************************
Quando jogamos no Google pesquisas básicas como “casa na praia”, por exemplo, somos bombardeados com vários sites e imagens, tantos que nem somos capazes de processar de uma só vez. Navegamos, passeamos, lemos e apreciamos muita coisa disponível nesta rede sem fio, e até aí tudo bem... O perigo mora quando decidimos nos apropriar de algo e fazer uso próprio, ignorando o fato de que aquilo que copiamos pode ou não pertencer a alguém que exija o reconhecimento da autoria.
Textos também apresentam riscos, mas muitos de nós possuem o maravilhoso costume de creditar, explicitando o nome do autor. A questão é: se precisamos fazer isso com textos, porque não fazemos com imagens? Não temos em mente que imagens também são protegidas, e muito, por direitos autorais, e acabamos caindo nesta armadilha perigosa que se resume em uma frase assustadora: violação de copyright.
O que é copyright? Direitos autorais, que protegem qualquer coisa privada disponibilizada para o público, proibindo cópia e/ou apropriação indevida da obra. Nesta lista de “coisas privadas” estão incluídas músicas, textos, frases e imagens. Imagens que são bombardeadas sobre nossas cabeças em todos os lugares, inclusive nas pesquisas rápidas do Google. Então uma dica: cuidado!
Quer usar imagens que não foram tiradas ou feitas por você para a criação de imagens de divulgação, capas de livros, fotos de perfis, logos etc.? Não há problema! Contanto que o site em que você buscou e baixou a foto tenha claro em seus termos a permissão de utilização livre por qualquer um, ou seja, todos os arquivos nele disponibilizados sejam livres de copyright.
“Ótimo Iza, agora sim ferrou! Não existem sites assim!”
Claro que existem!!!! E muitos, basta saber pesquisar. Logo abaixo trago dois dos que utilizo, e vale ressaltar: não são os únicos. Para acessar e conhecer mais do site, clique no link.
Saiba pesquisar nos lugares certos e terá toda a segurança do mundo para baixar e utilizar imagens como quiser!
Espero que tenha gostado do post. Se acha importante que as pessoas saibam disso, compartilhe! Informação boa é informação propagada. ;)
Até o próximo post!
Beijos de luz,
Iza