top of page

Palavras ao Vento - com Fabiano Pimentel


Oi! Achou que o Palavras ao Vento não retornaria? Pois retornou!! Temos ainda várias entrevistas a serem postadas (e várias a serem feitas, desculpem a demora... hehehe), mas hoje é a vez de alguém mais que especial! Sabe por quê? Porque ele é um conterrâneo do Espírito Santo, que nem eu!!! Uhuuuuul! =D Fabiano Pimentel mora em Ibiraçu, um pouquinho longe de mim, mas ainda assim me encontrou nessa internet que faz o mundo pequeno e topou aparecer no meu blog, representando nosso estado. Se estou feliz? Claro que estou feliz!! Portanto, sem mais delongas, confiram a entrevista desse escritor extraordinário!

*************************************************************************

Fabiano Pirchiner Pimentel possui 33 anos de idade e mora no Espírito Santo.

Acredita que o hábito da leitura é algo fundamental para o escritor? Por quê?

R.: Com toda certeza. A leitura é a grande chave que abre as portas da imaginação e da crítica. Com a leitura somos mais fortes. Ela é o alicerce e o arquiteto da grandiosa obra que será erguida, por isso que é tão significativa, para a construção de um grande palácio, devemos ter uma base sólida.

Como começou a ler?

R.: Desde muito cedo tenho contato com livros. Minha querida tia, que era como mãe, foi quem incentivou o hábito da leitura em meu espírito. Sou muito grato a ela. Sempre lia para mim e quando aprendi a ler com os 6 anos ela sempre dava apoio comprando histórias em quadrinhos infantis. Foi assim que comecei a ler, com historinhas em quadrinhos infantis.


Acha que a leitura o influenciou a entrar no universo da escrita?

R.: Sim, com toda força. Com a leitura tive contato com grandes autores que ficaram marcados em minha memória. Hoje escrevo devido à pesada influência desses gigantes, como: Machado de Assis, Carlos Drummond, Mário Quintana, Paulo Leminski, Rubem Alves e outros mais.


Desde quando escreve?

R.: Escrevi meu primeiro conto quando tinha dez anos de idade. Foi um projeto da escola e eu fiz um pequeno livro de historinha que tinha uma bruxa e um menino como protagonistas. Foi muito legal, tenho certeza que esse período foi fundamental para mim. Desde então, faço meus versos.


Acredita que algo ou alguém específico o fez adentrar este mundo da literatura?

R.: Sim, como citei anteriormente, foi minha querida tia Maria das Graças. Ela me deu toda base de leitor e também escritor. Muitos poemas de minha segunda obra, que ainda não foi publicada, são dedicados a ela in memoriam.


Já possui alguma obra publicada? Como foi o processo de publicação?

R.: Possuo sim, e é meu “primeiro” livro de poesias chamado Introversão. Coloquei o primeiro entre aspas porque tenho muitos poemas escritos desde tenra idade, porém escolhi esta coletânea devido a maturidade das letras. Enviei minha obra para editoras pelo Brasil afora. As poucas que me responderam queriam que eu bancasse com praticamente 100% do valor de impressão, e no momento não tenho condições para isso. Infelizmente no Brasil, os livros, em especial os de poesia, não são muito apreciados pela população. Então encontrei algumas dicas de escritores independentes sobre um site que facilitava a impressão das obras de novos escritores. Então resolvi publicar no site clube de autores, pelo menos tenho um livro meu impresso na prateleira (risadas).


Conte-nos um pouco sobre este trabalho.

R.: Bem, eu escrevi a mesma quando tinha meus 23 anos de idade. Foi em um período que vislumbrei um novo mundo. Realmente compreendi como o ser humano sabia ser mau. Tive várias decepções em meu serviço e também com as pessoas que convivia. Esta obra fala muito de como nós, muitas vezes, nos deparamos presos em pensamentos e não conseguimos compartilhar com ninguém. Meu eu lírico estava bem depressivo com o mundo nesse período que produzi a obra Introversão.


Onde podemos encontrá-la para compra?

R.: https://goo.gl/ppZtKf


Para entrar em contato com você, quais são suas redes sociais?

R.: No momento estamos produzindo um blog, todavia tenho o facebook onde divulgo meu trabalho, que é: http://facebook.com/fabianoppimentel


Gostaria de dizer algo aos escritores que estão começando como você?

R.: Claro. Confiem no Pai Eterno e não desistam de suas obras, precisamos muito de escritores. Acreditem em vocês, porque no mundo onde vivemos a inveja impera, muitos irão tentar desanimá-los, não parem por isso. Sempre digo que brevemente teremos uma escassez de pessoas pensantes e que influenciam as outras positivamente e com valores sólidos. Não corram atrás do sucesso, pois ele é consequência de seu trabalho. Pensem em divulgar o bem e uma filosofia que deixará uma semente que germinará e dará bons frutos. Não podemos deixar os maus prevalecerem, como diz bem a frase atribuída a Martin Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Confiar no Eterno e jamais desistir são as grandiosas chaves.

Link do jornal: https://pt.calameo.com/read/005231819c24be7134611

(Pág. 08)

  • Facebook - Black Circle
  • wattpad-128
  • Instagram - Black Circle
  • Black YouTube Icon
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
Curta nossa Página
Destaques
Siga-nos
bottom of page