top of page

Dicas de Escrita


Iza, quero começar a escrever um livro! O que fazer?

A primeira coisa a se fazer antes de começarmos a escrever um livro é ter uma ideia. Pode parecer engraçado e meio óbvio, mas não é tão fácil assim.

Quando digo ideia não é apenas uma luz no fim do túnel, uma inspiração repentina ou algo que correu feito flash em sua mente e você capturou. Nada disso! É uma ideia com início, meio e fim, que faça sentido e que se entrelace de forma harmoniosa.

Após obter esta conquista, passemos aos próximos passos...

Iza, me enrolei! Esqueci detalhes, me perdi pelo caminho, não sei mais o que fazer. Socorro?

Calma, calma, calma. Respira, inspira e não pira! Isso só não acontece com quem é verdadeiramente organizado e tem o controle de tudo [eu não estou nesse grupo tão seleto].

Tome um papel em mãos assim que teve a ideia e comece a escrever os fatos principais que lhe surgiram à cabeça. Por exemplo:

“- Maria se perde na floresta.

- Maria acha uma raposa.

- A raposa se transforma em gente.

- Maria se casa com a raposa.”

[Que exemplo mais bizarro, Iza... No próximo, pense melhor... Hahahahah]

Ao longo de sua jornada escrevendo a história, risque os fatos que já utilizou. Exemplo:

“- Maria se perde na floresta.

- Maria acha uma raposa.

- A raposa se transforma em gente.

- Maria se casa com a raposa.”

E lembre-se de anotar mais fatos a medida que eles surjam em sua mente! Mantenha ao menos isso organizado. Hahahah [Iza, essa indireta serve pra você também.

Iza, não consigo um título! Me ajude!!

Olha, o título é um desafio para todos os escritores. São poucos os que conseguem o nome de suas obras de forma rápida e certeira [mais uma vez não faço parte deste grupo tão seleto hahaha].

Uma dica que pode ajudar é: deixe o título para o fim. Ele acaba por surgir de forma natural! E se não surgir, solicite a ajuda de amigos, da família... Pesquise, se inspire e relaxe. Uma hora seu título aparece.

Iza, tenho dificuldades em pensar nos nomes dos personagens.

Pense que personagens são como filhos. Se, pela primeira vez, você chamou seu personagem de Vlady, para sempre ele será Vlady, então muito cuidado com a escolha.

Na Internet [santa Internet!] existem milhões de sites que oferecem milhões de opções para nomes femininos e masculinos. Confira as opções! Além de prático é divertido.

Iza, preciso colocar sobrenomes em meus personagens?

Isso é escolha do autor. Se você acha impossível criar sobrenomes legais [como eu] não há necessidade, mas se você é criativo e gosta disso, fique à vontade!

O legal dos sobrenomes é que eles dão a impressão de proximidade do leitor com o personagem. Parece que os conhecemos melhor... Mas enfim, cada um escolhe o que lhe convém.

Iza, me ajude a descrever cenários?

Bem, primeiro passo: feche os olhos e se imagine no cenário. Veja todos os detalhes, observe, seja seu próprio telespectador. Em seguida, pegue o papel e escreva o que viu.

Caso não saiba o que descrever, aí vai o segundo passo: observe a vida real, o local onde você está na realidade. Em seguida, pense no que você diria dele. Por exemplo:

“Eu diria que a parede é roxa...” – Então escreva a cor das paredes do seu cenário.

“Eu diria que o céu está estrelado hoje...” – Então diga como o céu está no seu cenário.

“Eu diria que hoje está calor...” – Então diga a temperatura de seu cenário.

Entende? Busque uma base na vida real e, em seguida, a transfira ao seu cenário.

Iza, digitar ou escrever à mão?

Isso vai do gosto de cada um.

Eu escrevo tudo à mão e, em seguida, digito no computador. Dá trabalho? Sim. Demora? Sim. Não é prático? Olha, quanto a isso não posso dizer nada. Para mim, escrever à mão é extremamente prático! Na escola, mesmo que entre o intervalo de uma aula e outra, posso dar uma fugidinha da realidade e escrever um pouco.

Escolha mediante sua realidade e sua disponibilidade.

Iza, tô sem inspiração! Devo desistir da escrita?

Nãããããão! Definitivamente não.

Todos ficamos sem inspiração em algum momento da vida, e pra isso existem explicações e soluções.

Talvez você esteja passando por um momento difícil de sua vida... O cansaço pode estar te vencendo, o sono pode estar atrapalhando... Talvez faça tempo que você não pratica a leitura...

Quem sabe um momento relax não ajude? Faça uma seleção das melhores músicas que conhece e dê play na diversão! Assista uma maratona de séries, converse com os amigos, beije bastante o namorado [a], paquere aquela gatinha [o] que sempre quis elogiar! Se desligue um pouco. Relaxe... Depois disso a inspiração vem.

Iza, a inspiração não veio. Agora eu desisto?

Nãããããão! Definitivamente não.

Existem atividades que ajudam na inspiração. É quase como colocar água doce para atrair um beija-flor!

- Atividade um: busque imagens bonitas na Internet e as descreva.

- Atividade dois: sorteie palavras aleatórias e escreva algo que use, obrigatoriamente, todas elas.

- Atividade três: abra um livro qualquer numa página qualquer e selecione, de olhos fechados, uma palavra, colocando o dedo indicador em algum local da folha. Em seguida, selecione três palavras anteriores e três palavras posteriores a palavra que seu dedo mágico [haahah] selecionou. Por fim, você terá uma frase com 7 palavras. Escreva algo, ao longo de cinco minutos, baseado nela.

Iza, tenho medo de escrever algo que me renda consequências negativas.

Saiba que, tudo o que escrevemos, gera algum tipo de consequência, seja boa, ruim, positiva ou negativa.

Nem Jesus agradou a todos... Por que você teria a obrigação de agradar? Fique tranquilo! Para uma opinião negativa, mais três positivas surgem. Confie em si mesmo.

Além disso, escreva com o coração. Tudo o que o coração diz está correto! Não deixe que sua razão polua suas palavras... Letras vindas diretas da alma sempre agradam.

Escreva!

Esta coletânea de perguntas e respostas foi escrito pela autora Izadora Pedruzzi.

Vale lembrar que eu mal me chamo de escritora e sou tão amadora quanto qualquer outro! Hahah Minha intenção é apenas tentar ajudar.

Espero ter conseguido alcançar meu objetivo!

Saudações literárias.

Muitas inspirações!

Ass.: Iza.

Contatos:

Email: izapedruzzi@hotmail.com

Wattpad: https://www.wattpad.com/user/IzadoraPedruzzi

Instagram: https://www.instagram.com/izadorapedruzzi/

23 visualizações0 comentário
  • Facebook - Black Circle
  • wattpad-128
  • Instagram - Black Circle
  • Black YouTube Icon
  • Google+ - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
Curta nossa Página
Destaques
Siga-nos
bottom of page